“O Escutismo é um alegre divertimento ao ar livre, onde homens, rapazes e raparigas podem, em conjunto, entregar-se à aventura como irmãos mais velhos e mais novos, colhendo saúde e felicidade, habilidade manual e espírito de auxiliar o próximo.”
Baden Powell, R. (1981). Rasto do Fundador.
O CNE - Corpo Nacional de Escutas é, atualmente, a maior Organização de Juventude em Portugal, sendo também um movimento da Igreja Católica.
Trata-se de uma associação de juventude sem fins lucrativos, não-política e não-governamental, destinada a formar homens e mulheres conscientes, realizados e felizes, com base no método de Baden Powell. O CNE está implementado em mais de 1000 Agrupamentos locais, em quase todos os concelhos do território Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
O CNE surge em maio de 1927, fundado pelo arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que tiveram o primeiro contacto com o movimento em Roma. A 24 de maio de 1923 faziam a sua primeira reunião em Braga e a 26 de maio de 1924 é publicado o Decreto-lei n.° 9729, que confirma a aprovação dos estatutos e alarga a todo o território Português o âmbito da Associação. Atualmente, o Corpo Nacional de Escutas conta com um efetivo de mais de 65 000 elementos.